quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Porquê que como pouco e engordo?


"Boa noite,
Queria perguntar à Dr.ª Teresa Campos qual será a minha razão para não conseguir emagrecer. Tento ter todos os cuidados com a alimentação e não consigo emagrecer. Tenho 54 anos e peso 87 Kg. Não como muito e tento comer muita fruta para me tirar o apetite. Não sei porquê que engordo. Muito obrigada pela resposta.
Fátima Mendes"

Inicio primeiro por explicar o que é o metabolismo basal para entendermos o motivo pelo qual comer pouco pode ser inadequado. O metabolismo basal é a quantidade mínima de energia de que o organismo necessita para manter as funções vitais, nomeadamente o processo respiratório e a manutenção da temperatura corporal. Se ingerimos calorias insuficientes, o organismo para satisfazer as suas funções vitais, vai diminuir o metabolismo, o que significa que a uma dada fase de restrição alimentar, por menos calorias que sejam ingeridas não ocorre perda de peso. Por isso, o que recomendo é reestruturar novamente o seu plano alimentar de modo a satisfazer as suas necessidades energéticas e nutricionais mas com o objectivo de elevar também o seu metabolismo. O exercício físico é também um importante factor nessa activação.
Por outro lado, comer pouco pode significar comer pequenos volumes de alimentos mas esses alimentos podem ser calóricos. Isto é, se optarmos por almoçar um sumo e um lanche de fiambre, pode-nos parecer pouca comida mas é um almoço calórico, pouco interessante nutricionalmente e que depois irá despoletar maior ingestão alimentar numa refeição seguinte (ao jantar, exemplo). Devemos dar importância às calorias menos saudáveis e as calorias saudáveis devem ser também contabilizadas: a fruta é um alimento saudável que também tem calorias, por isso, devemos satisfazer as recomendações de 3 a 5 porções de fruta e produtos hortícolas, sem abusarmos na sua ingestão quando estamos num processo de perda de peso.
Por isso, para controlar o seu peso alimente-se bem e mexa-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário